Artigos e Notícias
Esporão no pé ou Fascite Plantar?

Na verdade, o termo mais utilizado atualmente é fascite plantar. O sintoma clássico é a dor na planta do pé, próximo ao calcanhar.
CONCEITOS
Fáscia plantar é uma banda larga de tecido, que fica na região da planta do pé e que prolonga dos dedos até o calcanhar. Ela é responsável pela absorção de choque e pela formação do arco plantar. A inflamação dessa estrutura é que causa a fascite plantar.
PESSOAS EM RISCO
A fascite plantar é mais comum em mulheres, com idade entre 40 e 60 anos. No entanto, pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo e qualquer idade, principalmente em atletas de corrida (pelo impacto no pé), pessoas obesas (pela sobrecarga da fáscia) e em pessoas cujo trabalho envolve a permanência em pé por longos períodos.
SINTOMAS
O sintoma mais comum é a dor, que pode ser do tipo agulhada ou em queimação na região. A dor geralmente é mais intensa pela manhã com os primeiros passos no dia.
DIAGNÓSTICO
A história e o exame físico costumam ser suficientes para o diagnóstico. Em alguns casos, pode ser necessário solicitar exames como o raio-x ou a ressonância. O raio-x pode mostrar uma protuberância abaixo do calcâneo, conhecida como esporão. Contudo, sabe-se que várias pessoas que tem o esporão não apresentam sintomas.
TRATAMENTO
O ortopedista pode lançar mão de uma série de recursos para tratar o paciente: medicamentos antiinflamatórios, orientação de alongamentos e massagens, prescrição de palmilhas específicas e órteses para uso noturno, infiltração e procedimentos cirúrgicos (casos de exceção). Cabe ao ortopedista identificar o melhor tratamento para cada paciente.