
1 – Exercício simples
Se o seu pós-operatório transcorre com pouquíssimo edema, faça esse exercício! Contraia o músculo da coxa pressionando uma almofada embaixo do joelho. Esse exercício pode ser feito na sua cama. Faça isso 2 vezes ao dia, 2 séries de 10-15 repetições bastam. (Vide figura).
2 – Massageie atrás do joelho
Na parte de trás do joelho existem gânglios linfáticos, contudo, após a cirurgia eles costumam ficar “inchados”. Com a ajuda de um gel para massagens (use gel de arnica!), manipule a região de forma circular com uma leve pressão durante 5 min. Faça isso sempre antes de colocar a perna em elevação, favorecerá a drenagem!
3 – Sua panturrilha é uma bomba, use-a
Isso mesmo, a panturrilha assemelha-se a uma bomba, exercitando-a você favorece o retorno venoso. Em posição sentada ou deitada, faça flexões e extensões, pare assim que começar uma “leve fadiga”.
4 – Perna esticada
Sempre que estiver de repouso na cama, mantenha a perna esticada! A perna dobrada por longos períodos podem levar a encurtamentos musculares e rigidez articular. Faça isso mesmo que seja mais confortável com a perna dobrada.
5 – Faça uso de toda extensão de movimento constantemente
Quando estiver sentado, dobre e estique a perna, várias vezes ao longo do dia! Use a amplitude máxima sem forçar e sem sentir desconforto. Se sua perna estiver enfraquecida, a perna não operada pode auxiliar (vide figura).
Fonte: Fabrísio Spinola. joelhosaudavel.com