Artigos e Notícias
Lesão do ligamento cruzado anterior - LCA

Ligamentos são faixas de tecido que ligam um osso a outro. Os ligamentos se localizam nas articulações (juntas) e servem para promover estabilidade.
O ligamento cruzado anterior (LCA) se localiza na região central do joelho e é um dos quatro principais ligamentos nesta articulação. A função do LCA é basicamente evitar a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur.
MECANISMO DE LESÃO
A lesão do LCA geralmente ocorre com a torção ou rotação anormal do joelho estando o pé fixo, mas também pode ocorrer com a extensão excessiva da articulação (hiperextensão).
SINAIS E SINTOMAS
Cerca de 1/3 dos pacientes com lesão relatam ter ouvido um estalo no momento do trauma. A dor e a limitação funcional são de ocorrência imediata, impossibilitando continuar a atividade. Em poucas horas, o edema (inchaço) torna-se evidente e, geralmente, é fonte adcional de desconforto.
DIAGNÓSTICO
A história e o exame físico geralmente são suficientes para o diagnóstico. No entanto, o ortopedista pode lançar mão de exames como radiografias e ressonância magnética a seu critério (principalmente na suspeita de lesões associadas).
TRATAMENTO
O tratamento pode ser dividido em agudo (imediato) e definitivo. O tratamento agudo consiste em controlar os sintomas e o quadro de inflamação, promovendo alívio da dor. Algumas medidas como imobilização, aplicação de gelo, uso de antiinflamatórios, afastamento das atividades, repouso e fisioterapia são utilizadas. O tratamento definitivo depende do grau de instabilidade e do perfil do paciente. Pacientes mais jovens e ativos podem se beneficiar de tratamento cirúrgico, que envolve a reconstrução do ligamento.
RETORNO ÀS ATIVIDADES
O retorno às atividades varia para cada paciente e depende, entre outros aspectos, da estabilidade do joelho, da recuperação da força muscular, da ausência de sintomas e da capacidade funcional obtida. As atividades devem ser liberadas progressivamente e isto também depende de acompanhamento especializado com ortopedista.